quinta-feira, 20 de maio de 2010

MODERNIZAR É PRECISO

          O estatuto social do Clube data de 1.959. Já são passados 51 anos. Durante todo esse período foram feitas pequenas alterações, entre as quais podemos citar:
Inclusão de um inciso no artigo segundo que trata da representatividade de classe;
Acrescimo de mais um ano de mandato para a Diretoria, passou de dois para três anos;
Redução do valor da mensalidade. Do 5% do soldo de capitão para 5% do soldo de segundo tenente;
Nova alteração do valor da mensalidade, passando a ter um valor fixo e não mais vinculado a soldo.

          A Diretoria atual tem dificuldades em virtude de disposições estatutárias restritivas e, até certo ponto quase que impraticáveis.Vejam um exemplo.
         
          O Clube tem em seu patrimonio 10 (dez) lotes em Almirante Tamandaré. É um área que corresponde pouco mais de 1 alqueire. O Clube não dispõe de recursos para investir nessa área e, mesmo se o tivesse, não seria viável porque os nossos associados não iriam utilizar as benfeitorias. No entanto, somos obrigados por imposição estatutaria zelar por esse patrimonio. Para evitar possiveis invasões temos que manter um caseiro na área, precisamos manter limpo, e arcar com custos como IPTU, Energia eletrica etc. Em sintese, gastamos por ano, mais de 70% por cento do valor de um mes de mensalidade.

          Apesar disso não podemos utilizar essa área nem como garantia para um provavel emprestimo junto a qualquer instituição financeira, pois para isso é necessário a aprovação de 3/4 dos sócios patrimoniais em uma Assembleia Geral Extraordinária convocada especificamente para esse fim. Convocar a Assembleia é simples. Nossa dificuldade é reunir o número mínimo para aprovação. Há, ainda, o impedimento do uso de voto por procuração.

          Precisamos modernizar. Temos uma série de recursos que podem substituir a presença física numa Assembleia Geral. Procuração passada em cartorio com definição clara de  voto pode ser um instrumento simplificador da burocracia prevista no estatuto. Para isso é necessário alterar o estatuto para prever essa alternativa.

          Mande sua opinião para :  copmpr@gmail.com



         

Nenhum comentário:

Postar um comentário