quarta-feira, 5 de maio de 2010

RELATÓRIO FINANCEIRO DE 2.009

Concluido o balanço do ano de 2.009 podemos informar aos associados do Clube dos Oficiais o destino dado aos recursos financeiros recebidos durante o ano.

Em 2.009 foram realizadas melhorias no patrimonio da entidade não na velocidade que gostaríamos, mas de acordo com a disponibilidade de caixa. Felizmente conseguimos alcançar as metas fixadas sem comprometer as finanças do clube.

Estamos conduzindo as ações para manutenção do existente sem fazer dívidas, ou se a fizemos foram dividas de curto prazo e com capacidade de pagamento sem, portanto, comprometer os limitados recursos disponíveis.

Vejam o quanto gastamos em 2.009

Item de despesa                  Valor              %           Média Mês

Pessoal e enc.soc.           249.147,40      19,30          20.762,28

Despesas Fixas               940.925,18       72,88          78.410,43

Desp Manut.                     72.011,63          5.58           6.000,96

Despesas Eventuais           28.855,81          2.24           2.404,65

Soma                            1.290.940,22       100,0         107.578,32



As despesas com pessoal e encargos sociais compreendem: salários inclusive 13º, RPA, Férias e abono de férias, PIS, FGTS, Previdencia Social, Vale transporte, Vale alimentação e Rescisão de contrato de trabalho.

As despesas fixas são: Agua e esgoto, Energia elétrica, Telefone, Sindiclubes, Contribuição sindical, IPTU, Seguro, Tarifas bancarias, Honorários de contador, contratos (Bardusch e Plano de Saude).

As despesas de custeio e manutenção compreendem: Materiais de escritório, de limpeza, tintas, limpeza das piscinas, elétrico, e todo material necessário para manutenção e reformas.

As despesas eventuais compreendem contribuições para entidades como AMEPARANA, FENEME, Fundo de Defesa Institucional (AMEBRASIL), aquisição de móveis e equipamentos, eventos. No ano de 2.009 tivemos o pagamento de honorários de advogado para defesa do Clube numa ação indevida de cobrança de despesa realizada na administração anterior.

Para suportar esses encargos contamos com a seguinte receita em média mensal:

Item de Receita                                         Valor

Mensalidade de Oficiais da Reserva      17.800,00

Mensalidade de Oficiais da Ativa            6.500,00

Mensalidades de Civis                            2.500,00

Plano de Saúde                                    76,500,00

Locação de Ginásio e Salão de Festas    7.500,00

SOMA                                               110.800,00



Com a receita conquistada foi possível que fossem realizados os seguintes trabalhos:

Reforma dos vestiários das piscinas substituindo toda cobertura com colação, inclusive, de forro em PVC, portar nos chuveiros, substituição de louças sanitárias, nova rede elétrica, enfim, atendemos todas as exigências da vigilância sanitária.

Conclusão da reforma do piso do ginásio de esportes.

Reforma nas churrasqueiras aumentando a altura do pé direito e colocação de tijolo refratário nas churrasqueiras.

Aproveitamento de um espaço não utilizável nas churrasqueiras para instalação de um almoxarifado de material de manutenção e abertura de um local para reparos de móveis e utensílios.

Reforma das instalações da administração geral da entidade com criação de espaços adequados para abrigar a secretaria, o gabinete do presidente, sala de reunião, instalações sanitárias e serviço de copa.

Reforma da cobertura do espaço destinado a cancha de bocha para futura instalação de mais duas churrasqueiras.

Reforma da casa com frente para a Rua Frederico Maurer para atender as senhoras que se reúnem semanalmente para tarde de lazer.

Correção de vazamento no sistema hidráulico das piscinas,

Aquisição de três novos computadores para a administração do Clube.

Iniciamos o ano de 2.010 com um programa de trabalho para manutenção e melhoria do patrimonio. Já foram realizadas as seguintes benfeitorias:

Construção de uma rampa de acesso para veículos pesados a fim de atender exigências do Corpo de Bombeiros;

Reforma no Hall de entrada do Salão de Festas com substituição do piso e eliminação de um repuxo, pintura interna e colocação de iluminação de emergência.

Reforma na cobertura do Ginásio de Esportes eliminando a calha interna a fim de evitar os problemas crônicos de infiltração de água nos dias de chuva, alem da substituição de placas da cobertura que estavam danificadas.

No tocante a representatividade de classe, realizamos a Assembleia Geral Extraordinaria para discutir a situação salarial dos policiais militares.

Mantivemos um perfeito entrosamento com o Comandante Geral no sentido de oferecer ações de pressão no sentido de sensibilizar o Governo do estado na aceitação da proposta de reestruturação salarial dos policiais militares. Procuramos estimular encontros com a área técnica do governo para tratar do assunto.

Filiamos o Clube dos Oficiais à FENEME – Federação das Entidades de Oficiais Militares Estaduais. Firmamos parceria com a AVM, AMAI e AMEBRASIL no sentido de se criar no Estado o FUNDO DE DEFESA INSTITUCIONAL

Demos inicio ao Forum de Estudos Institucionais e de Segurança Publica que, apesar do início concorrido, está resumido a participação de um número muito reduzido de Oficiais.

Muito mais poderia ser feito em termos de representatividade de classe se houvesse maior participação, principalmente do pessoal do serviço ativo.

Infelizmente, não conseguimos ainda convencer que o pessoal ativo é o que mais sofre com as interferências externas. O pessoal da reserva está isento dessas influências, por isso não conseguimos alcançar os aspectos negativos para enfrentá-las.

Temos duas correntes de associados que apresentam suas reivindicações. Uma quer o Clube voltada para o social, outra para a representatividade. Os oficiais precisam participar ativamente da vida do Clube para que possamos alcançar um denominador comum e dar uma diretriz clara às nossas ações. A opinião do presidente não pode ser considerada como a verdadeira, embora sua postura tenha sido a defesa da representatividade de classe.

O Clube está aberto e aguardando a participação efetiva de todos. Se você não é sócio, agora que teve uma melhoria razoável em seu salário, venha se associar. Ligue para o Clube e você verá como é fácil se associar através da internet. (Dirceu Rubens Hatschbach - Cel RR - Presidente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário